Praia, clube e cidade: um beach living conectado ao cotidiano

Buraquinho sempre teve vocação praiana, mas faltava um empreendimento à altura desse estilo de vida.

Foi aí que nasceu o Enseada — com uma proposta que unia praia, clube e cidade.

A menos de 300 metros da areia, o projeto se inspirou em beach clubs e na leveza do viver ao ar livre.
O resultado foi um condomínio com arquitetura marcante, integração entre sala, varanda e cozinha, e uma área comum com mood de verão o ano todo.

A fachada, o lazer e o paisagismo comunicam uma nova estética para o bairro.

Madeira, cinza para ressaltar a vegetação e tons tropicais e uma planta fluida criam uma linguagem até então inédita para a região.

A campanha trouxe imagens reais do mar e da rotina local, gerando conexão emocional com quem já conhecia o bairro.

O nome “Enseada” ganhou força ao simbolizar abrigo e identidade.

O Enseada se tornou um marco em Buraquinho.
 Com ticket acessível e direção criativa bem definida, mostrou que conceito e estilo de vida não são exclusividade de bairros de alto padrão.

+ Sobre o projeto

1. O desafio – Contextualizando


Buraquinho, que fica no litoral norte da Bahia, é uma localidade muito bonita, que sempre foi valorizada por sua proximidade com o mar e um lifestyle ativo. No entanto, os empreendimentos do entorno não traduziam essa vocação. O mercado oferecia projetos padronizados, sem charme e que não somavam com a beleza natural do lugar. Nosso desafio era criar um produto que equilibrasse vibe praiana e viabilidade urbana, com projeto arquitetônico atraente, mesmo com um orçamento reduzido.

2. O conceito – A ideia norteadora


Entendendo que nosso público-alvo desejava unir experiência de praia a uma rotina usual de trabalho e demandas urbanas, já que o empreendimento é voltado para moradia e não férias, focamos num conceito que desse leveza e identidade a essa integração. A menos de 300 metros da areia, o projeto deveria proporcionar acesso fácil a atividades como beach tennis, stand-up e treinos funcionais ao ar livre, mas também aos serviços e toda a estrutura de Vilas do Atlântico e Lauro de Freitas, áreas residenciais e comerciais estratégicas da Região Metropolitana de Salvador. A proposta se materializou em uma planta fluida, fachada viva e lazer com atmosfera de um belo beach club.

3. Do projeto ao produto – A aplicação


Concebemos layouts modernos, promovendo integração entre cozinha, sala e varanda, com excelente aproveitamento de espaço. O destaque foi para a área comum, completamente redesenhada com referências a beach clubs internacionais e ao Brizza Beach Club. A fachada, em parceria com o Santo Projeto, unia elementos como madeira, brises e paleta tropical em uma composição contemporânea digna de WOW. Foi a primeira vez que um produto médio-padrão em Buraquinho se comunicava com o universo de bairros de alto padrão de Salvador.

4. A narrativa visual


Fotografar o bairro com esse olhar para as experiências que podem ser vividas ali, a infinidade de esportes para praticar e a beleza natural de Buraquinho com aquele marzão de plano de fundo, foi essencial. As imagens captadas não só comunicavam o espírito do lugar, como também inspiravam diretamente o desenvolvimento visual do empreendimento. Os renders buscaram novos ângulos e conferiram um mood especial às áreas de lazer, inspiradas nos beach clubs, com detalhes que conseguiam transmitir a mensagem de leveza e integração com a natureza.

5. A campanha


O vídeo de lançamento do Enseada Praia de Buraquinho combinava takes reais da praia com imagens digitais do empreendimento. O ritmo, a trilha sonora e os depoimentos criavam conexão afetiva com quem já conhecia o bairro e despertavam sentimentos bons em quem não sabia quase nada sobre ele. O nome “Enseada”, que pode parecer comum, ganhou força ao se conectar a imagens locais que simbolizavam proteção e abrigo num recanto sereno, onde seria possível viver de forma harmoniosa, conferindo qualidade de vida ao ritmo dinâmico do cotidiano.

6. Resultados – Quais foram os impactos?


O projeto teve rápida aceitação do mercado, impulsionando a percepção de valor da incorporadora. Ao integrar-se de forma sensível à vocação de Buraquinho, o produto fortaleceu a imagem do bairro e ajudou a inaugurar uma nova referência para o público da região. Consolidou-se ali um divisor de águas.

O Enseada mostra como é possível desenvolver um produto com ticket mais acessível sem abrir mão de conceito, direção de arte, charme e identidade. Com o mesmo empenho criativo que os empreendimentos de bairros de alto padrão tem, esse projeto abre um novo capítulo — que aponta para um mercado onde cada empreendimento, independentemente da faixa econômica, tem o potencial de propor estilo de vida, valor simbólico e pertencimento.

É justamente em projetos como este que a Capa concentra sua expertise: produtos concebidos com responsabilidade e integridade, capazes de qualificar o entorno urbano, promover bem-estar e estabelecer novos referenciais para o mercado. Iniciativas que agregam valor imobiliário, fortalecem a identidade local e impulsionam um ciclo sustentável de desenvolvimento para todos os envolvidos.