Surfliving na prática: quando o estilo de vida molda a arquitetura

Antes, era só um terreno em Ribamar, quase despercebido — cercado por ocupações genéricas que ignoravam o novo reposicionamento da Ericeira como a primeira Reserva Mundial de Surf da Europa.

Mas ali havia uma oportunidade rara: criar um condomínio horizontal com multipropriedade, em um terreno amplo, com área comum agroflorestal e uma vista comum para o mar.

Mas antes era preciso entender com profundidade o local, as pessoas, sua vocação.
A reserva mundial de surf e o estilo de vida semelhante a California, mas com a vantagem de estar em Portugal. Há 40 minutos de uma capital europeia, Lisboa.

Nascia o Ribeira D’Ilhas Villas: um projeto que trouxe sofisticação silenciosa, respeitando o ritmo do lugar e o modo de vida de quem escolheu viver perto do mar.

A tipologia villa foi concebida para unir o conforto e a privacidade de uma casa à praticidade de um apartamento, com forte conexão com a natureza ao redor.

Os volumes puros, os materiais naturais e os pátios internos criam espaços de respiro, em harmonia com o relevo e o clima da região.

É um luxo prático, essencial e discreto — pensado para quem valoriza espaço, luz, simplicidade e tempo.

A área comum foi desenhada como uma extensão do estilo de vida da Ericeira: deck lounge com vista comum para o mar, firepit para encontros ao entardecer, parque infantil e uma pista de surf skate para completar a experiência.

A campanha usou imagens reais e cenas de vida simples para mostrar que o novo morar não precisa inventar um estilo — ele só precisa respeitar o lugar.

O Ribeira D’Ilhas Villas consolidou um novo parâmetro para a Ericeira: um estilo de vida contemporâneo, natural e compatível com tudo o que este lugar representa.

+ Sobre o projeto

1. O desafio – Contextualizando


O terreno onde hoje está o Ribeira D’Ilhas Villas, na Ericeira – Portugal, é daqueles que se destaca pela localização: no coração do bairro de Ribamar, entre o centro histórico da Ericeira e a icônica praia de Ribeira d’Ilhas, um marco do surf europeu e que faz parte da primeira Reserva Mundial de Surf da Europa. E mesmo com todo esse potencial de valor agregado, a área era marcada por ocupação dispersa, empreendimentos desarticulados e pouca valorização estética ou ambiental. O desafio, então, era criar um condomínio residencial que proporcionasse, com sofisticação e conforto, as condições perfeitas para o lifestyle de quem procura a Ericeira pra viver: incentivo ao surf, acesso fácil à praia e outras  atividades outdoor, com forte apelo ao esporte como um todo.

2. O conceito – A ideia norteadora


O conceito do Ribeira D’Ilhas Villas já tinha um norte muito bem definido antes mesmo de ser formatado. Ele nasceu do termo Surfliving, que vai além do surf como esporte ou hobby: é uma forma de viver, incluindo hábitos, estilo de ser e vestir, consumo cultural, alimentação e atitudes ambientais. Surfliving traduz uma vida com mais tempo livre, proximidade com o mar, práticas sustentáveis, simplicidade sofisticada e valorização das relações.

Durante o Place Branding que fizemos antes de conceber efetivamente o projeto, o que, aliás, é uma das principais especialidades da Capa, encontramos a essência da Ericeira. O estudo nos mostrou uma grande semelhança com o estilo de vida da Califórnia, mas com o charme, a história e a tranquilidade da Europa. Ali, quem busca o verdadeiro slow living à beira-mar encontra plenitude: vida outdoor, uma charmosa vila com experiências únicas, gastronomia autêntica, convivência multicultural e muito esporte, sobretudo o surf e o skate.. Diante de tudo isso, o projeto deveria unir arquitetura contemporânea e um paisagismo vivo e produtivo. A parceria com o estúdio português de arquitetura Mima Housing consolidou uma linguagem modular, minimalista e perfeitamente integrada ao entorno.

3. Do projeto ao produto – A aplicação


A arquitetura, assinada pelo escritório Mima Housing, apostou em volumes puros, as formas geométricas básicas que, por sua simplicidade, conferem clareza, equilíbrio e força visual. Os materiais naturais e as soluções construtivas respeitavam o relevo e o clima do lugar. Os caminhos internos, o pátio, os decks de madeira e os espaços comuns foram pensados para promover fluidez e convivência. Cada unidade foi concebida como uma casa-pátio, com privacidade e, ao mesmo tempo, abertura para o coletivo.

No interior, a opção foi pelo uso de madeiras claras, muita iluminação natural e móveis embutidos, visando praticidade e leveza, mas sem abrir mão da elegância. A escolha pela  vegetação nativa e o paisagismo vivo, que incluía hortaliças e temperos, completavam a proposta de um cotidiano mais essencial e natural.

4. A narrativa visual


Não tivemos pressa para produzir as imagens porque queríamos retratar aquele pedacinho do paraíso ao longo das estações, com foco na luz natural, nos materiais orgânicos, nas relações humanas e na poesia do cotidiano. Crianças brincando, bicicletas encostadas, o fogo aceso no fire pit, o mar ao fundo… tudo isso compunha o imaginário sobre o lugar. O objetivo era revelar um refúgio onde o tempo passa diferente e oferecer esse lifestyle que equilibra simplicidade com sofisticação.

Deu super certo. A direção fotográfica conseguiu reforçar a ideia da “Califórnia da Europa”, trazida pelo Place Branding, e da valorização do lugar como Reserva Mundial de Surf, com fotos das sete ondas que compõem essa reserva. A assinatura do fotógrafo local Pedro Mestre agregou ainda mais valor às capturas.

E para trazer ainda mais verdade a essa comunicação, os renders evitaram a linguagem técnica. Foram pensados como cenas possíveis de vida, carregadas de sensações, autenticidade e emoção.

5. A campanha


O ponto de partida da comunicação foi o fortalecimento da imagem da Ericeira comparando o estilo de vida dali com o estilo de vida da California. Queríamos muito identificar o local como “A Califórnia Europeia”. A partir daí, trabalhamos um lifestyle aspiracional, trazendo as referências do Place Branding associadas ao termo Surfliving, que comunicava toda essa atmosfera ao redor de uma forma completa de viver.

Para isso, foram produzidos dois vídeos que ficaram surreais: um teaser, bem no conceito do Surfliving, anunciava que algo diferente estava por vir e, depois, foi lançado o vídeo oficial do lançamento do empreendimento RIbeira D´Ilhas, apresentando as lindas imagens do empreendimento dentro desse contexto de natureza, destacando a proximidade da Ericeira.

Feito isso, chegou a hora de trabalharmos a camada do imóvel em si. Anunciamos de maneira muito cuidadosa os detalhes de cada tipologia e realizamos uma definição minuciosa dos layouts, ressaltando tudo que foi pensado para atender a um público muito específico. Extrapolando a unidade habitacional, trabalhamos os itens de lazer, entre eles pista de skate, parque infantil, deck lounge e área verde, como fundamentais para integrar o prazer de quem fosse viver ali.

Por fim, a campanha destacou o empreendimento do ponto de vista de quem investe. Como é uma região procurada por surfistas do mundo inteiro, era fundamental abrir os olhos do público para a possibilidade de aluguéis por meio de Alojamento Local, estilo Airbnb.

A comunicação usou depoimentos reais, buscando ser inclusiva, participativa, inspiradora e voltada para o bem comum. As peças instigavam um olhar mais presente, mais conectado com o tempo, com a terra e com o outro. A campanha teve até um blog de dicas dos restaurantes, cafés, eventos e de tudo que acontece na Ericeira e ao seu redor. Mais do que vender casas, queríamos apresentar um novo modo de viver: mais consciente, mais livre, mais integrado com a comunidade. Para isso, um lugar perfeito, capaz de proporcionar paz e equilíbrio, além de ser um excelente investimento.

6. Resultados – Quais foram os impactos?


O projeto foi muito bem sucedido, levando o Ribeira D’Ilhas Villas a uma rápida aceitação no mercado local e junto ao público internacional. As unidades foram ainda mais valorizadas nas primeiras fases da obra e o projeto tornou-se referência para quem buscava mais do que um imóvel: um lugar com alma.

Associado a uma nova estética e a uma forma respeitosa de viver, o Ribeira D’Ilhas Villas consolidou um novo patamar para a marca Capa em Portugal — uma síntese entre arquitetura sensível, integração ecológica e verdade de conceito.