Arquitetura autoral e inovação em um dos momentos mais desafiadores do mercado imobiliário de Salvador

Em um momento desafiador do mercado imobiliário, o LIV representou a ousadia de lançar um empreendimento após uma ressaca do “Boom imobiliário” com muitas unidades em estoque no mercado.

O produto comprova que ideias criativas transformam momentos ruins em oportunidade. Com a escassez de lançamentos, o LIV trouxe um forte apelo contemporâneo à um bairro tradicional, compreendendo as tendências mundiais e adaptando às demandas locais. Uma renovação que o mercado pedia.

Esse conceito foi reforçado nos mínimos detalhes. Desde a arquitetura assinada pela GAM Arquitetos que trazia um olhar muito jovem e leve às suas criações como o uso do alumínio composto na fachada, as pedra Hijau na piscina e as obras de arte no lobby. Até a tipologia compacta, porém sofisticada, composta por unidades de 1 quarto com varanda, uma inovação na época.

Os detalhes eram o que faziam a diferença, um decorado tornou-se fundamental para materializar essa autenticidade. O apartamento reforçou os códigos estéticos da arquitetura autoral: linhas puras, escala humana, luz natural e integração visual com a cidade. A jardineira no nível do piso da varanda virou um elemento marcante do projeto, reforçando o cuidado com os detalhes e o convite à relação com o verde, mesmo em um espaço compacto.

A campanha foi linda e rica em argumentos, conectando o projeto a um público que buscava sofisticação funcional e modernidade no conceito do apartamento e das áreas comuns.

O projeto de primeira qualidade, sustentado pelo alto investimento  em peças publicitárias digitais e físicas, fez brilhar os olhos dos vendedores e surpreendeu todo o mercado.

O LIV Graça é um sucesso em todos os aspectos. Ganhou o prêmio ADEMI de Lançamento do Ano, consolidando-se como uma referência de qualidade e inovação no segmento. Hoje, apresenta valorização expressiva e rentabilidade de aluguel de longa temporada entre 0,5% e 0,7% ao mês, números que comprovam que um conceito bem estruturado amplia a percepção de valor no mercado garantindo liquidez e rentabilidade.

+ Sobre o projeto

1. O desafio – Contextualizando


A história do LIV Graça e da Capa Concepts se entrelaça de forma muito harmônica, já que esse foi o nosso primeiro projeto, lançado em parceria com a Costa Andrade e a Dona Empreendimentos. E não poderia ser diferente: foi ousado! O cenário do mercado imobiliário de Salvador, Bahia – Brasil,  era desafiador: a cidade enfrentava uma ressaca do boom imobiliário, com muitas unidades em estoque e dificuldade de viabilização de novos lançamentos. Após a onda de projetos de grandes incorporadoras que abriram capital e investiram ali, o mercado estava retraído e cauteloso, ao passo que os consumidores estavam mais exigentes.

A adversidade, no entanto, não nos fez desistir. Ao contrário: a escassez de lançamentos e a desconfiança do mercado instigavam-nos a inovar! A missão era lançar um produto realmente diferenciado, com apelo contemporâneo, em um terreno pequeno (apenas 900 m²), mas que fosse muito interessante, tanto para moradia quanto para investimento. Era necessário apresentar uma nova abordagem, unindo arquitetura autoral, sofisticação estética e inteligência de produto, numa região consolidada como a Graça, mas ainda carente de empreendimentos com proposta boutique, caracterizada por oferecer experiências personalizadas, com foco em estilo, design e exclusividade.

2. O conceito – A ideia norteadora

Pensar o LIV nos fez mergulhar no que existe de mais atual, compreender as tendências mundiais e adaptar às demandas locais. Assim, o projeto foi concebido como um empreendimento compacto, porém sofisticado, que unisse design, funcionalidade e uma estética inovadora para Salvador. A arquitetura foi assinada pela GAM Arquitetos, que trazia um olhar muito jovem e leve a suas criações, e incorporava uma linguagem arrojada, com fachada de alumínio composto, grandes janelas e linhas contemporâneas.

A tipologia principal era composta por unidades de 1 quarto com varanda, de 46 m², o que era considerado inovador na época. A jardineira no nível do piso da varanda virou um elemento marcante do projeto, reforçando o cuidado com os detalhes e o convite à relação com o verde, mesmo em um espaço compacto. A ambientação e o design foram pensados dentro de uma estética de boutique living, com escolhas de materiais e soluções que evocassem exclusividade: piscina com pedra hijau, obras de arte no lobby, sinalização diferenciada e uma comunicação visual integrada.

Dentro dessa concepção, trouxemos também muitas referências do entorno, valorizando o endereço que já é muito nobre em Salvador. O objetivo era provocar no público a sensação de oportunidade diante da união perfeita entre o moderno e o tradicional; entre o princípio urbano e o valor sensorial de pertencimento e acolhimento.

3. Do projeto ao produto – A aplicação

Com a ideia formatada, partimos para a ação de forma elegante porém assertiva. O stand de vendas do LIV já antecipava elementos da fachada e da experiência do empreendimento. A equipe trabalhou intensamente o bairro da Graça, criando uma ponte entre sua tradição e o novo olhar que o LIV trazia para o mercado. Desde então, já imprimíamos a nossa marca de não só lançar empreendimentos de excelência, mas também de ampliar o olhar de toda a cadeia imobiliária para o destino escolhido.

A comunicação focou em destacar os diferenciais arquitetônicos, a sofisticação nos acabamentos e o fato de ser um empreendimento com design inteligente e conceito urbano contemporâneo. As cores, o mobiliário, os materiais e a disposição dos elementos nas áreas comuns seguiam o conceito boutique, cuidando de toda a experiência, da garagem à entrada.

4. A narrativa visual


A narrativa visual reforçou os códigos estéticos da arquitetura autoral: linhas puras, escala humana, luz natural e integração visual com a cidade. A intenção era fazer o cliente se imaginar vivendo no empreendimento e experienciando tudo que ele iria proporcionar: no interior das unidades, em suas áreas comuns e em seu entorno cheio de facilidades e serviços, favorecidos pela alta andabilidade da Graça.

Os materiais da campanha ajudaram a consolidar a imagem do LIV como um novo tipo de empreendimento para Salvador — mais leve, mais urbano e com forte apelo visual.

5. A campanha

A campanha foi linda e extremamente precisa. Destacou o posicionamento contemporâneo do LIV Graça, conectando o projeto a um público que buscava sofisticação funcional e modernidade no conceito do apartamento e das áreas comuns. O material comercial foi direto, claro e com identidade gráfica coesa, apoiado em fotos reais e renders bem resolvidos.

A equipe de vendas também recebeu um conteúdo aprofundado sobre o produto, fortalecendo a argumentação em torno dos diferenciais arquitetônicos, funcionais e da proposta de valor de longo prazo. A oportunidade de apresentar um empreendimento na Graça para sua carteira de clientes precisava ser vista como única pelos corretores de imóveis e eles abraçaram isso de forma muito receptiva, mostrando o quanto o bairro era valorizado e procurado pelo público. O projeto de primeira qualidade, sustentado pelo alto investimento  em peças publicitárias digitais e físicas, fez brilhar os olhos dos vendedores e surpreendeu todo o mercado.

6. Resultados – Quais foram os impactos?


O primeiro excelente resultado do LIV Graça foi o reconhecimento do mercado imobiliário baiano: o empreendimento ganhou o prêmio ADEMI de Lançamento do Ano, consolidando-se como uma referência de qualidade e inovação no segmento. Mesmo em um momento de retração, o LIV alcançou ótimo desempenho de vendas, preço adequado por metro quadrado e alta liquidez nas revendas.

Hoje, apresenta valorização expressiva e rentabilidade de aluguel de longa temporada entre 0,5% e 0,7% ao mês, números que comprovam a solidez do produto e sua conexão com as demandas reais do mercado. Os dados do LIV também influenciam positivamente os números de outros empreendimentos do entorno, tanto no caso de lançamentos quanto de produtos já existentes. Isso move o mercado e provoca um ciclo virtuoso, o que nos deixa absolutamente satisfeitos.

O LIV contribuiu também para uma nova forma de percepção da Graça, inclusive para quem já era morador dali há anos, ajudando de forma efetiva no reposicionamento do local no imaginário da cidade. O empreendimento inspirou outros projetos e teve papel decisivo ao despertar uma nova vocação para o bairro, como território propício a empreendimentos compactos, bem resolvidos e com identidade arquitetônica.

Foi um marco. Um dos empreendimentos mais bonitos da cidade, com fachada icônica e ambientação refinada, que segue entregando valor e inspiração para novos projetos até hoje.